terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Civilidade

Quero começar este blog com um tema de especial interesse: Civilidade. Ou para ser mais correcta na minha análise, atitude cívica.
As regras de boa educação e de viver em sociedade, são adquiridas desde muito cedo, sendo experienciadas e tornando-se complexas no decorrer da nossa vida. São exemplos o cumprimento, não falar de boca cheia, esperar a vez para falar, adequar determinado comportamento à situação...
No entanto, 0 exemplo de grande destaque que encontro para a falta de civilidade, são os vizinhos. E falo por experiência própria. Ao viver num prédio, deparo-me com todo o tipo de situações embaraçosas e constrangedoras que não são de todo exemplo de viver em sociedade.
Já deve ter acontecido a muitas pessoas, vir cansada/o do trabalho, com dores de cabeça, a precisar de descansar, e constatar que o vizinho de cima tem a música em altos berros, fala alto e ainda por cima está a dar uma festa. Se vamos dizer alguma coisa, nem sequer nos abrem a porta ou fingem que ouviram e continuam com o barulho.
Segundo caso. Pessoas que exteriorizam demasiado a sua vida. É verdade, também acontece. Vêem para as escadas dos prédios, falar com os vizinhos sobre todo o tipo de assuntos. Sejamos directos, ninguém quer saber quantas vezes é que passou a ferro a mesma roupa.
Se têm problemas parecidos com este, ou conhecem casos, comentem aqui. Se somos civilizados, não damos a entender isso.

3 comentários:

  1. Também posso contribuir com alguns exemplos...Um colega de trabalho achar-se no direito de nos ofender e/ou rebaixar se, por acaso se comete um erro, mas se este for da sua responsibilidade nunca o admite e trata de o esconder para que ninguém mais dê conta...Enfim, sem comentários....
    Obrigada pela visita....
    Boas Festas para ti...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Os que acho mais graves são os problemas com colegas de trabalho. embora não se passem comigo conheço inúmeros casos onde certas pessoas t~em um objectivo na vida e que é desfazer a vida de outros que - geralmente - não têm nada a ver com isso nem fizeram nada de mal! Apenas tiveram o azar de estar ali e apanhar com a maldade dessas pessoas!

    Boas Festas e um beijinho do sofá Amarelo!

    ResponderEliminar
  3. A lista de exemplos é infindável mas penso que tudo se resume ao facto de que quão, infelizmente, subjectiva é a definição da fronteira na frase ”a minha liberdade acaba onde começa a dos outros”.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar