segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A música que se ouve

Hoje dei por mim a reparar no meu leitor de música. Sim, é recente e tem GB suficientes para armazenar mais de 200 músicas. Abri os ficheiros para procurar aquilo que queria ouvir. E nesse momento, tive uma enorme desilusão.
Não havia nem uma música portuguesa. Nada da minha língua. Fiquei seriamente preocupada. Será que a música portuguesa não é tão boa quanto a internacional? Será que o produto não é vendido da mesma forma que o internacional? Ou será que os portugueses ficaram completamente rendidos ao estrangeiro e o próprio país já não serve?
Bem, depois de tantas perguntas, concluí que nada há a fazer se não esperar que as nossas mentalidades mudem.
Descobri algumas bandas portuguesas de que gosto: Deolinda, Virgem Suta, Os Golpes e os Per7ume. Têm músicas realmente interessantes. Para quem ainda não ouviu, deveria dedicar três minutos do seu tempo a ouvir pelo menos uma música das bandas que enumerei.
Pedro Madeira e FF são outros dos quais estão em ascensão.

Se tiverem mais alguma sugestão de bandas portuguesas ou cantores a solo, comentem aqui.
Espero que tenham tido um óptimo Natal, rodeados por aqueles que amam e que sejam felizes.

6 comentários:

  1. Boas dicas, Patricia....Eu devia ouvir um pouco mais de música portuguesa, mas neste momento, estou mais virada para Bach e Debussy...
    Feliz Ano para ti, obrigada pelas visitas...
    Volta sempre...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Olá Patrícia, boa tarde linda.
    È bom saber-te por perto, numa intensa actividade
    que desenvolves e te desenvolve, além de que também nos faz pensar a nós, teus leitores e logo
    desenvolver, se mais não for, porque nos pões a par de coisas que talvez tenhamos deixado um pouco de lado. No meu caso, dos grupos que enumeraste, conheço e oiço os Deolinda, tão a meu gosto, pois tal como a dona do comentário anterior, acabo por andar sempre um pouco mais
    nos clássicos, sobretudo Verdi, Ravel e Chopin.
    Bjs. minha querida menina e Bom Ano Novo.
    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  3. Olá Patrícia, vim ver o teu blog. Despertou-me o interesse. Gostei do teu texto. Conheço os Golpes e os Perfumes.Claro querida tenho preferência pela música clássica, quando estou numa de alimentar o espirito. Temos boa musica portuguesa mas sabes como é!
    Para grande numero de portuguese,o que é estrangeiro...
    Bjito e obrigada por visitares o meu blog.

    ResponderEliminar
  4. Os portugueses em geral têm vergonha da sua própria música, o que não se passa com os irlandeses (por exemplo) que cantam as suas músicas típicas nos bares, ou com os espanhóis, cujos jovens cantam flamenco nas ruas!

    Por cá infelizmente morre-se de vergonha em ouvir folclore e fado (embora menos!). Mas a culpa não é das pessoas, é das rádios e da importação de conceitos musicais que pouco ou nada têm a ver connosco e cuja qualidade deixa desejar!

    ResponderEliminar
  5. Se o objectivo é procurares coisas novas para ti , explorares, posso sugerir autores que te poderão parecer antigos mas que na minha opinião deverias ouvir (claro que isto é meu gosto):

    José Afonso
    Jorge Palma
    Sérgio Godinho
    Pedro Barroso
    Fausto
    Júlio Pereira (instrumental)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar